‘oh capitão, meu capitão!’


 

“Mas, se vocês chegarem realmente perto, os ouvirão sussurrar seu legado. Aproximem-se, escutem. Ouvem? ‘carpe… carpe diem! Aproveitem o dia, rapazes. Façam com que suas vidas sejam extraordinárias’…”

 

 

 

Até assistir Sociedade dos Poetas Mortos – coisa que eu fiz em 1993 – achava que essa história de chorar por causa de filme era coisa de menininha apaixonada. Um filme mais masculino do que a média (ele se passa em uma escola para rapazes), grande roteiro e um grande ator me fizeram ver que eu estava enganado.

Conheci Robin Willians – que morreu neste 11 de agosto aos 63 anos – neste filme, que talvez seja o seu mais notório, metafórico e incisivo filme de sua carreira. A cena que me fez chorar não foi a de cima, quando professor Jonh Keating fala sobre Carpe Diem, termo e conceito que se espalharam pelo mundo depois disso. Foi a cena final.

 

Na nostalgia comum de todo luto, separei uma seleção de outras grandes cenas desta figura sensacional.

 

 

 

Popeye

E não é que o cara era a cara do Popeye? Papel justo no filme de 1980, praticamente início de carreira

 

Bom Dia Vietnã

Adrian Cronauer, âncora da emissora de rádio das forças armadas americanas na Guerra do Vietnã, é absolutamente imperdível. Personagem genial, não, genial ao quadrado.

 

Peter Pan

Outro personagem bem parecido com ele próprio, Robins Willians já foi o legendário líder dos meninos que voam e nunca crescem na Terra do Nunca. Capitão Gancho é o igualmente brilhante Dustin Hofman.

 

Jumanji

Alan Parrish no surreal-fantástico Jumanji

 

Nove Meses

Dr. Kosevich é outro coadjuvante de peso.

 

 

A Gaiola das Loucas

Armand Goldman, no remake de “Birdcage”

 

 

rwf8

Patch Adams

No filme – inspirado em história real – que talvez tenha sido o seu maior sucesso, ele dá vida cinematográfica ao médico Hunter ‘Patch’ Adams.

 

 

 

O Homem Bincentenário

Robin Willians como Andrew Martin, neste que talvez tenha sido seu último grande papel.

 

 

Menções:

Não poderia deixar de citar sua participação em Happy Feet, filme em que dá voz a dois personagens, Ramon e Lovelace: