Habemos Papam!


cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco

 

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito o novo papa na tarde desta quarta-feira 13. Bergoglio, agora Francisco, é o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história da igreja católica.

Francisco é o 226º papa da história. E já começou seu pontificado quebrando o protocolo, ao aparecer na varanda da Basílica de São Pedro, já com as vestes papais. “Antes de abençoá-los, porém, quero que vocês orem e peçam que Deus me abençoe”, disse. E teve espírito para o bom humor. “Parece que meus irmãos cardeais foram quase buscar (um novo papa) no fim do mundo”, disparou.

Segundo analistas da Igreja Católica, o nome Francisco (sem algarismo romano) indica renovação.

Eu, particularmente, gostei muito, apesar de não ser católico (muitos vão dizer que eu não tenho nada a ver com isso). Além de ser um irmão sulamericano, faz menção a Giovani di Petro, também conhecido como São Francisco de Assis.

E se tem uma figura do catolicismo que merece meu respeito e admiração, esta figura é São Francisco de Assis.

 

Agora a “parte engraçada” da postagem, que foi a série de piadas feitas nas redes sociais a partir do momento em que saiu a fumaça branca. As duas primeiras são típicas do universo nerd: o Mestre dos Magos, personagem do RPG “Dungeons and Dragons” (que deu origem ao famoso desenho “Caverna do Dragão”), a segunda, Mestre Yoda, uma espécie de sacerdote de A Força, poder dominado por jedis e lordes siths na saga Star Wars, sucesso dos cinemas.

Mestre Yoda, sacerdote de A Força

Mestre Yoda, sacerdote de A Força

 

Mestre dos Magos

Mestre dos Magos

 

 

Quando foi anunciado que o novo pontífice era um argentino, aí sim que o brasileiro, piadista por natureza, se afiou. E a primeira caricatura de papa Francisco possivelmente foi feita por um brasileiro, Angonoa, satirizando a disputa entre Messi e Neymar pelo título de melhor jogador do mundo.

 

papa Francisco, reclamando que algum cardeal teria votado em Messi para assumir o pontificado

papa Francisco, reclamando que algum cardeal teria votado em Messi para assumir o pontificado

 

 

Por fim, outra charge (que eu não consegui identificar o autor) não tem nada a ver com a rixa entre brasileiros e argentinos, mas faz referência ao antológico grito da boemia “old school” brasileira: “Toca Raul”.

 

pra mim, a piada mais engraçada da tarde de hoje

pra mim, a piada mais engraçada da tarde de hoje